A partir do Texto:
LEONTIEV, Alexis. O Homem e a Cultura. In: O Desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. P. 273-280. ( Item 05).
Por: Monique Ferreira Monteiro Beltrão.
- Características Principais -
Desenvolvimento do Vem ao mundo desarmado sem defesa, mas
Homem Individual. Com aptidões especificamente humanos.
Fonte e a origem São os objetos e os fenômenos que encerram
verdadeira do desen- em si a atividade das gerações precedentes e
volvimento no homem resultam de todo o desenvolvimento intelectual
das forças e das apti- do gênero humano.
dões produto da evolu-
ção sócio-histórica.
- Ao naturalista basta estudar um só ou alguns animais para ter uma idéia justa da espécie no seu conjunto (resultado de seu desenvolvimento enquanto espécie, da experiência adquiridas pela espécie)
- A unidade da espécie humana parece praticamente inexistente em virtude das enormes diferenças nas condições e modo de vida, da riqueza da atividade material e mental e do nível de desenvolvimento das formas e aptidões intelectuais.
- A desigualdade entre os homens é produto da desigualdade econômica, de classes e da diversidade das suas relações com as aquisições que encarnam todas as aptidões e faculdades da natureza humana, formadas no decurso de um processo sócio-histórico.
- Existe a alienação econômica dos meios e produtos do trabalho em face dos produtos diretos.
- Essa alienação aparece com a divisão social do trabalho, com as formas da propriedade privada e da luta de classe.
- A Divisão Social do Trabalho transforma o produto do Trabalho num objeto destinado à troca, o que modifica radicalmente o lucro do produtor no produto que ele fabrica. É importante pontuar que o produto (pronto) toma um caráter totalmente impessoal independente do homem ele começa sua vida própria, a sua vida de mercadoria.
- A Divisão Social do Trabalho faz com que a atividade material e intelectual, prazer e trabalho, produção e consumo se separem e pertençam a homens diferentes. Sendo assim, enquanto globalmente a atividade do homem se enriquece e se diversifica, a de cada indivíduo estreita-se e empobrece. (como acontece com um operário que repete sempre a mesma ação de apertar um parafuso).
- A concentração de riquezas materiais e intelectuais se concentram nas mesmas mãos: nas mãos da classe dominante que aliás é uma minoria cheia de privilégios.
- As suas criações parecem ser para todos , mas na verdade só atendem a mesma minoria, que tem a capacidade intelectual e material para recebê-las.
- Minoria dominante
ß
Meios de produção
material e difusão da O domínio aqui , é também saber.
cultura intelectual.
ß
Estratificação desta
mesma cultura
- Com o domínio das ciências o homem passa a acumular riquezas intelectuais. Daí , o desenvolvimento segue duas vias radicalmente diferentes:
Þ1º Via Þ acumula riquezas intelectuais, idéias, conhecimentos e ideais no homem, no humano.
Þ2º Via Þ Tende para a criação das concepções cognitivas, morais estéticas, que servem de interesses para classe dominante.
Perpetua-se a ordem social existente. Anestesiando e paralisando a vontade e desviando as massas da luta pela justiça, igualdade e liberdade.
- As duas tendências causam a luta ideológica.
- Processo de alienação econômica. Apresenta duas faces:
ÞProduto do desenvolvimento da divisão social do trabalho e das relações de propriedade privada.
ß
Divide a massa da cultura intelectual em
duas categorias: Progressistas e Democratas.
ß ß
Levantando Servindo o de-
obstáculos a senvolvimento
este progresso da humanidade.
(penetram nas
massas).
- Desigualdade í Raças Superiores
í Raças Inferiores
ß
Povos em outro
nível biológico.
(subespécie humana).
Aparência científica à pretensa deficiência natural das raças inferiores, buscou dois tipos de argumentos : morfológicos ( morfologia comparada) e genéticos.
ÞDiferenças anatômicas no cérebro dos homens de raças diferentes.
Após estudos escrupulosos, foi comprovado que o volume médio do cérebro de certas tribos negras era mais elevado que o dos brancos ( dos escoceses). = estrutura fina do cérebro.
Bean Þ publicou dados que mostravam que a parte frontal do córtex cerebral era relativamente menos desenvolvida nos homens de raça negra que nos brancos . Este mesmo cérebro apresentava outras particularidades estruturais.
Þ”fato estabelecido” =inferioridade dos Negros.
MALL Þ investigar os mesmos cérebros.
MALL e cols. ( desconheciam a origem destes cérebros). Conclusão - classificaram em 02 grupos Þ os dos representantes das raças negra e branca, verificaram que estavam +/- igualmente repartidos. Infirmadas as conclusões de Bean.
Klineberg cita que, esperando-se encontrar sinais de subdesenvolvimento nos negros e conhecendo antecipadamente a origem de cada um deles, Bean “descobriu entre eles diferenças que de fato não existam.
Volta-se aos argumentos genéticos apresentando um interesse na medida em que tocam diretamente o problema do desenvolvimento cultural desigual em povos diferentes. O fundamento é a hipótese do poligenitismo ( idéia de que as raças humanas tem origem independentes e que provêm de antepassados diferentes.
Os investigadores contemporâneos defendem a origem comum de todas as raças que não possam, do ponto de vista biológico, de variações de uma espécie única: o”homo sapiens”.
Portanto, devemos sublinhar que as principais características do homem contemporâneo “acabado” existem em todas as raças humanas sem exceção.
ÞQuestão das diferenças raciais ß
* conseqüência do desenvolvimento
humano sob a influência de condições
materiais desiguais.
** fatores naturais agindo diretamente
( ex. pigmentação da pele Þ ação
intensiva dos raios solares) - o
isolamento reforça a acumulação
hereditária dessas características.
ÞMaiores diferenças estão no que toca à fixação e transmissão das aquisições sócio-históricas.Þ diferenças de condições e progresso.
Þdiferenças de desenvolvimento.
No decurso do desenvolvimento da humanidade as diferenças tornaram-se maiores e aceleraram-se.
Relações entre os países.
BaseÞprincípio de dominação . Forte sobre o fraco ,
ex: *A colonização,
*Usurpação de territórios,
*Pilhagem de populações Indígenas,
*Escravidão.
Levando não só à regressão de culturas , mas também criando barreiras artificiais ( ideológicas) entre os dominados e a cultura dominante.
Relações Sócio-Econômicas {Ocorreu então a alienação e concentração (capitalismo) da cultura na história da humanidade como um todo.}
ß
RUPTURA
Gigantescas possibilidades Pobreza e estreiteza de desenvolvi-
desenvolvidas pelo homem ½ mento para os homens concretos.
(humanidade)
As perspectivas de desenvolvimento do homem estão intrinsecamente ligadas ao desaparecimento dessa ruptura.
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