1. Uma ficção real: as atividades lúdicas possuem um aspecto de liberdade criadora, que nos afastam da realidade, mas que tem um comprometimento real de quem está brincando;
2. Uma trégua ativa: ao contrário da vida real, o jogo cria uma ruptura com as preocupações que nos acorrentam ao passado e ao futuro;
3. Uma ação séria: o jogo é um compromisso ativo e cada um joga com suas possibilidades, procurando se aperfeiçoar;
4. Uma vivência ambivalente: quando a criança joga uma contra outra, ao mesmo tempo que disputa, também interage e brinca com outra;
5. Um domínio gratuito: isso é o que diferencia o jogo de outras atividades: seu valor de realização gratuita e de prazer imediato.
Este blog é um instrumento pedagógico intenso que tem como sugestão um trabalho acadêmico inovador, destemido, singular e muito prático em sala de aula. Caracteriza-se pela divulgação de novas tecnologias, onde a inclusão faz parte e a parceria emerge de tantas situações pertinentes e plausíveis. É um trabalho de divulgação e ampliação da proposta pedagógica que favorece a vida social, pedagógica e acadêmica das pessoas. Espero sempre acrescentar para favorecer a vida!
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É muito interessante trabalhar com a ambivalência, ou a confusão, muito comum aos termos citados. Jogo? Brinquedo? Brincadeira? Serão sinônimos, ou existem diferenças entre cada um deles? Acredito que essa é uma dúvida que muitos educadores possuem e, portanto torna-se um convite à informação. Uma outra dimensão é nos aspectos psicológicos e psicomotor. O jogo educa faz crescer e proporciona interação que faz com que a criança através do lúdico se socialize se for o caso com muito mias facilidade. A cada situação de observação pelo Lúdico vamos chegar a conclusões semelhantes, e outras que só favorecem o desenvolvimento e aprendizagem. O lúdico em minha opinião é indispensável ao desenvolvimento de caráter saudável. Claro que é preciso salientar aqui diferentes formas de Jogos e como jogar e trabalhar inclusive com limites, é meio delicado, mas é preciso informação a cada situação de desconforto. Outra coisa importantíssima é geografia local e espacial, mais importante ainda é vermos o ser humano em sua essência sendo descoberto pelo jogo lúdico.
ResponderExcluirE ”as crianças com ou portadoras de necessidades especiais”passarão por uma melhor avaliação de forma psicopedagóca,no quesito fracasso escolar pela busca das causas que nesse caso virá a propostas de alternativas após uma analise de perto,sobre aspectos familiar,escolar e de competências do educador , por medidas de inteligência e de equilíbrio de estrutura cognitivas,pela concepção da construção do conhecimento etc.E o sujeito vai construindo sua própria historia traves de sua visão de mundo.
Bom espero que tenhas colaborado com o mínimo ao menos de alguma forma. Gostei do tema e que faz com que acaba abordando outros temas por se atrelar.
Obrigado pelo espaço Monique, Bjs! Giancarlo