quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Lúdico no Brincar - Cinco Ítens...

1. Uma ficção real: as atividades lúdicas possuem um aspecto de liberdade criadora, que nos afastam da realidade, mas que tem um comprometimento real de quem está brincando;

2. Uma trégua ativa: ao contrário da vida real, o jogo cria uma ruptura com as preocupações que nos acorrentam ao passado e ao futuro;

3. Uma ação séria: o jogo é um compromisso ativo e cada um joga com suas possibilidades, procurando se aperfeiçoar;

4. Uma vivência ambivalente: quando a criança joga uma contra outra, ao mesmo tempo que disputa, também interage e brinca com outra;

5. Um domínio gratuito: isso é o que diferencia o jogo de outras atividades: seu valor de realização gratuita e de prazer imediato.

Um comentário:

  1. É muito interessante trabalhar com a ambivalência, ou a confusão, muito comum aos termos citados. Jogo? Brinquedo? Brincadeira? Serão sinônimos, ou existem diferenças entre cada um deles? Acredito que essa é uma dúvida que muitos educadores possuem e, portanto torna-se um convite à informação. Uma outra dimensão é nos aspectos psicológicos e psicomotor. O jogo educa faz crescer e proporciona interação que faz com que a criança através do lúdico se socialize se for o caso com muito mias facilidade. A cada situação de observação pelo Lúdico vamos chegar a conclusões semelhantes, e outras que só favorecem o desenvolvimento e aprendizagem. O lúdico em minha opinião é indispensável ao desenvolvimento de caráter saudável. Claro que é preciso salientar aqui diferentes formas de Jogos e como jogar e trabalhar inclusive com limites, é meio delicado, mas é preciso informação a cada situação de desconforto. Outra coisa importantíssima é geografia local e espacial, mais importante ainda é vermos o ser humano em sua essência sendo descoberto pelo jogo lúdico.
    E ”as crianças com ou portadoras de necessidades especiais”passarão por uma melhor avaliação de forma psicopedagóca,no quesito fracasso escolar pela busca das causas que nesse caso virá a propostas de alternativas após uma analise de perto,sobre aspectos familiar,escolar e de competências do educador , por medidas de inteligência e de equilíbrio de estrutura cognitivas,pela concepção da construção do conhecimento etc.E o sujeito vai construindo sua própria historia traves de sua visão de mundo.
    Bom espero que tenhas colaborado com o mínimo ao menos de alguma forma. Gostei do tema e que faz com que acaba abordando outros temas por se atrelar.

    Obrigado pelo espaço Monique, Bjs! Giancarlo

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Obrigada pela sua visita, parceria e contato. Educação também é isso interagir e fazer parte. Volte sempre. Grande abraço! Monique Beltrão.