quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Alguns Princípios do Ensino Aprendizagem

Por Monique Ferreira Monteiro Beltrão*.

Segundo Piaget (1981) o primeiro princípio enuncia que o aluno aprende melhor quando está preparado para aprender. Quando ele tem um firme propósito, uma razão bem definida para aprender alguma coisa, sendo muito mais fácil receber a instrução e conseguir progresso na aprendizagem. Exemplo: i, supervisor, que é instrutor de uma turma a qual está sendo ministradas aulas de eletricidade, deve despertar interesse dos alunos frisando a importância da eletricidade nos dias de hoje, mostrando que conhecendo o assunto, capacita o aluno a atingir um posto elevado na sua profissão, além de capacitar o aluno a compreender o funcionamento dos aparelhos elétricos em geral. O aluno assim estimulado se interessa pelo assunto, facilitando sua aprendizagem.
O segundo princípio afirma que quanto mais o aluno usar o que tiver aprendido, melhor poderá executar ou atender o que lhe foi ensinado.
O terceiro princípio enuncia que para o aluno aprender algo novo é mais fácil quando esta aprendizagem é baseada em conhecimentos ou experiências anteriores. É melhor partir das coisas simples e que o aluno já conhece para prosseguir no ensino de novas idéias e de tarefas mais complexas. Exemplo: é fácil comparar o movimento de uma bola rolando no chão para explicar como funcionam os rolamentos existentes nas máquinas.
O quarto princípio baseia-se, na prática, afirmando que a aprendizagem se realiza através da ação. Assim, antes que o processo educativo seja considerado completo, o aluno deve por em prática o que lhe está sendo ensinado.
Estes princípios que regem a aprendizagem devem estar sempre presentes na lembrança do professor, para que, ao transmitir os ensinamentos, o faça convenientemente. É importante ressaltar que os métodos utilizados na administração aulas também influem na aprendizagem.
Basicamente a aprendizagem está ligada à inteligência e aos sentidos físicos. Estes recebem a impressão sensitiva e a transmitem ao cérebro. Lá, esta impressão sofre um processo de comparação entre os conhecimentos antigos ou mais utilizados, que estão fixados na memória para servir de base para conhecimentos futuros que venha o aluno a adquirir ou para sua utilização na prática, isto é, tornar material a idéia formada e registrada na memória.
Na aprendizagem, os sentidos físicos são: visão, audição, tato, olfato, paladar e músculos. A porcentagem relativa ao tato, olfato paladar e músculo é de 10% BA aprendizagem; enquanto a visão é de 70% e a audição 20%.
O professor deve, no entanto, saber quais sentidos será utilizado pelo método de ensino que pretende adotar. Se cada um dos sentidos é capaz de levar impressões à mente do aluno, parecem muito provável que as impressões serão mais fortes quanto forem empregados vários sentidos simultaneamente.
Nestas condições, uma das tarefas do professor será a de organizar seu método de ensino, de maneira que as idéias que pretende transmitir aos alunos sejam conduzidas através do maior número possível de sentidos.
Nestas condições, uma das tarefas do professor será de organizar seu método de ensino, de maneira que as idéias que pretende transmitir aos alunos sejam conduzidas através do maior número possível de sentidos.
Ensinar consiste num arranjo e planejamento de contingência de reforço sobre as quais o estudante aprende. È de responsabilidade de o professor assegurar a aquisição do comportamento conforme Candau (1994).
Os comportamentos desejados dos alunos serão instalados e mantidos por condicionantes e reforçadores arbitrários, tais como elogios, notas prêmios, reconhecimento do professor e dos colegas, os quais, por sua vez, estão associados à outra classe de reforçadores mais remotos e generalizados, como: diploma, social.
É necessários que se considere que o comportamento humano é complexo e, muitas vezes, sujeitos as múltiplas ações presentes e passadas que possa como decorrência, mascarar os verdadeiros fatores que afetam o comportamento em um determinado momento. O importante seria que o ensino promovesse a incorporação, pelo aluno, do controle das contingências de reforços, dando lugar a comportamentos autogerados.
Os elementos mínimos a serem considerados de um sistema instrucional são: O aluno como objeto de aprendizagem e um plano para alcançar o objetivo proposto. A proposta de aprendizagem se encontra na estruturação dos elementos para as experiências curriculares. Será essa estruturação que irá dirigir os alunos pelos caminhos adequados.
O professor tem a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensino-aprendizagem de forma tal que o desempenho do aluno seja maximizado, considerando-se igualmente fatores tais como economia de tempo, esforços e custos. Os passos do ensino, assim como os objetivos intermediários e finais, serão decididos com base em critérios que fixam os comportamentos de entradas e aqueles os quais o aluno deverá exibir ao longo do professor de ensino. Neste processo, o professor é considerado como um planejador, um analista de contingências de reforços de modo a possibilitar ou aumentar a probabilidade de ocorrência de uma resposta a ser aprendida.
Os objetivos de ensino têm importante papel em todo planejamento do processo instrucional. Mager (1971), citado por Candau (1994), propõe que sejam três elementos quando do estabelecimento de objetivos: o que quer ensinar, em que nível se quer que o aluno aprenda e quais as condições (materiais, procedimentos e estímulos) as quais o aluno deve responder.

* Monique Ferreira Monteiro Beltrão é Mestra em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Docente Universitária, Especialista em Direito Educacional e Gestora em Ambientes Pedagógicos.

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