quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Escola Para Todos..... Pensando um pouco sobre isto

* Por Monique Ferreira Monteiro Beltrão.


A diversidade não se opõe á igualdade. A desigualdade socialmente constrida é que se opõe á igualdade, pois supõe que uns valem menos que os outros. No entanto, nós profissionais da educação, necessitamos de uma disponibilidade interna para enfrentarmos as inovações, condição que passa a requerer uma postura diferenciada de fazer acontecer a verdadeira educação.

Essa visão de que a escola deve trabalhar com as diferenças é algo que muito importante. Embora tem muitos anos que estamos lutando por isso, mas infelizmente, ainda existe pessoas que sofreram e outras que ainda sofrem que o preconceitos na escola.


Foi de grande importância a trajetória da educação especial ela passou por três períodos.
· Normalização
· Integração
· Inclusão

Com essas possibilidades está sendo possível fazer com que nossas crianças especiais interajam que as outras crianças, e assim fazer trocas sociais e culturais, e o enriquecimentos e para todas as crianças.


Com a criação de leis e a reivindicação da população aos poucos está se tornando mais democrática e conseqüentemente mais plural.


A importância da formação docente referente ao papel do professor como gestor do conhecimento e da sua sala de aula fica esquecido quando se prioriza a aprendizagem dos conhecimentos científicos sem qualquer influência ou mediação do professor, agente fundamental de transformação da prática social.

È importante o professor compreender a diversidade, como riqueza e não como diferença. A diversidade na escola significa as crianças de diferentes classe sociais, gênero, etnias e raças, credos e valores culturas, história de vida e consequentemente, crianças que constroem o seu aprendizado em diferentes formas, ritmos e tempos.

A formação dos professores deve merecer atenção especial, pois muitas vezes, a rejeição docente quanto á idéia de inclusão se dá justamente por não se sentirem preparados para enfrentar esses desafio. Os professores precisam ser subsidiados para lidar com os alunos com diferentes deficiências. Diante disso, precisam estar em constante formação.


*Monique Ferreira Monteiro Beltrão é Mestra em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Direito Educacional e Gestora em Ambientes Educacionais.

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