sábado, 18 de fevereiro de 2012

UMA NOVA DIMENSÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Chafic Jbeili

Há pelo menos cinco anos venho observando e curiosamente estudando o funcionamento dos cursos à distância. Desde o primeiro contato com o ambiente virtual de aprendizagem – AVA percebi que se tratava de algo revolucionário. Entretanto, o Ensino à Distância não é novidade. Desde que surgiu a escrita, o sistema de Educação à Distância – EAD foi oportunizado, tendo como sua primeira tecnologia o livro, pois possibilitava que o aprendente extendesse o acesso à matéria além do ambiente de sala de aula.
Há pouco mais de cem anos os cursos à distância eram oportunizados via correios, pelos institutos tradicionais e muito conhecidos nesse segmento. Com a chegada do computador, novas ferramentas e recursos foram sendo utilizados na realização dos módulos à distância até que a internet revolucionou os sistemas e os métodos de ensino, oportunizando o acesso de um número cada vez maior de pessoas à uma variedade enorme de cursos
Desde cursos livres, passando pela graduação e até pós-graduação a educação e a aprendizagem ganham espaço no mundo virtual. Há, porém, que se atentar para a idoneidade das instituições que oferecem cursos de graduação reconhecidos pelo MEC. Portanto, cheque bem antes de se inscrever, pois as novidades tecnológicas devem facilitar o seu dia-a-dia e não trazer mais problemas e aborrecimentos “à distância”.
Interessante pensar que o termo “à distância” deve ser reconsiderado, pois a distância é relativa. Se você está em uma cidade, estado ou país diferente daquele em que a instituição que oferece o curso tem sua sede, então pode-se considerar realmente que é um curso à distância. No entanto, se a escola a Unidade de Ensino é um site, então não se pode dizer que está “distante”. Além disso, o fato de se estar em atividade síncrona (ao mesmo tempo) nulifica o sentido de distância, pois esta passa a se referir meramente ao sentido físico de espaço e não de tempo. A interner separou espaço e tempo.
Ninguém diz que está vendo televisão à distância, ou ouvindo rádio à distância e não deveria também se referir a um ambiente de aprendizagem como “curso à distância”. O professor é tão ou mais presente quanto o apresentador da TV ou o locutor do rádio, com a vantagem de oferecer interatividade em tempo real, ou seja, ensinante e aprendente se falam e se vêem simultaneamente e de forma síncrona, tornando irrelevante o ambiente físico em que cada um se encontra. Há pessoas que estão lado a lado em um mesmo ambiente físico, mas podem se sentir distantes uma da outra e, por isso, incomunicáveis em todos os sentidos.
Algumas das vantagens do Ambiente Virtual de Aprendizagem é que o aprendente pode se organizar de acordo com suas tarefas, interesses e necessidades. O AVA possibilita a distribuição do conhecimento em larga escala, otimizando tempo de locomoção (casa ou trabalho para a escola) reduzindo custos com transporte.
O AVA é ecologicamente correto, pois dispensa o uso de papel e assim reduz a necessidade de corte de árvores para o processamento da celulose. A interação entre ensinante e aprendente, bem como entre aprendente e aprendente pode ser tão mais intensa e frequente quanto mais simples também, otimizando os resultados da aprendizagem.
Os recursos didático-pedagógicos são mais amplos do que em sala de aula, pois permitem produção, publicação e divulgação de textos quase que instantaneamente. Há troca de imagens com voz, por meio dos video-papos onde se consegue reunir, ao vivo, um grupo considerável de pessoas. Tal recruso não deixa nada a desejar se comparado a uma sala de aula tradicional.
Além dessas vantagens, há também os eventos assíncronos, como participação em fóruns, exposição de avisos e recados em murais virtuais, espaços também conhecidos em AVA como “café”, facilitando de forma exponencial a produção intelectual colaborativa e, assim, cada pessoa, quer seja aprendente ou ensinante tem mais facilidade em dar o seu feedback e adquirir conhecimento.
A modalidade de Ensino à Distância, bem como o Ambiente Virtual de Aprendizagem podem ser considerados como um mundo de possibilidades para a nova educação, que atualmente cresce vertiginosamente no Brasil e em todo o mundo. Ao separar tempo e espaço, oportuniza ao homem o ingresso em uma nova e fascinante dimensão no processo ensino-aprendizagem.

________________________________________
Chafic Jbeili - Especialista em Psicopedagogia Clínica pela FACETEN/RR; psicanalista clínico pelo Instituto IMPAR; autor do livro Superando o Desânimo; membro fundador da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal; professor convidado dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior do Instituto Educacional Multidisciplinar de Brasília - IMPAR. Tutor e Autor do EducEAD- Cursos a Distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita, parceria e contato. Educação também é isso interagir e fazer parte. Volte sempre. Grande abraço! Monique Beltrão.