segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O Professor de Física do Ensino Médio







Por Ralph Marques Pereira.

O Professor de Física do Ensino Médio é responsável por orientar o aluno no desenvolvimento das competências relacionadas com a investigação e compreensão dos fenômenos, utilização da linguagem física e sua comunicação. Os conhecimentos e procedimentos dessa disciplina contribuem para entender e relacionar-se com a natureza, para o questionamento dos diferentes modos de nela intervir e, ainda, para a conscientização sobre as mais variadas formas de utilizar os recursos naturais.
Na sua prática pedagógica, o professor contextualiza, seleciona, prioriza e organiza os objetivos da Física de forma a integrá-los às demais disciplinas, dando-lhes sentido e proporcionando o desenvolvimento de um conjunto de competências específicas que permita ao aluno, compreender os processos naturais e tecnológicos, o universo, por meio do estudo de princípios, leis, modelos, terminologias, tabelas, gráficos e relações matemáticas. Além disso, contribui para o desenvolvimento da criticidade e a formação de opinião e juízo em relação a situações sociais nas quais os aspectos físicos sejam relevantes.
Na implementação da prática pedagógica da disciplina, o Professor prioriza estratégias e conteúdos que possibilitem a interpretação dos fatos considerando a interação do homem com a natureza, a sua contextualização histórica e social, e a formação do cidadão participativo, com responsabilidade social e ética. Para tal, conduz a mediação adotando como ponto de partida a investigação, abstração e generalização do saber da Física, sua dimensão conceitual, provendo o pensamento crítico e criativo, a correlação de evidências e explicações, o confronto de diferentes idéias e a utilização de estratégias cognitivas diversificadas.
Cabe a este Professor oportunizar ao aluno experiências educativas que contribuam para a sua autonomia pedagógica, a reflexão, a reformulação, o desenvolvimento do sentido estético, respeitando a forma de trabalhar com a Física e seu impacto na sociedade e no ambiente.

Elementos/Aspectos Analisados
Informações Encontradas no Artigo

Contexto educacional
Fazer com que o aluno se interesse pela Física numa concepção sobre ciências a partir de idéias de teóricos da epistemologia das ciências.

Justificativa
De natureza epistemológica, de onde admitimos que o pensar científico é constituído em meio à resolução de problemas típicos da ciência, ou seja, onde a elaboração de conhecimento se dê em função da necessidade de encontrar procedimentos, organizar, relacionar, confrontar e veicular informações para compreender, resolver ou mesmo formular uma dada situação problema relacionadas às demandas existenciais da humanidade, sejam elas de natureza material ou espiritual. Pensar e agir cientificamente contribuem para entender-se no mundo e com o mundo.
De origem ideológica, de onde admitimos que algumas das tomadas de decisões pela sociedade e por seus cidadãos devem ser orientadas pelo entendimento de como funciona a ciência, pois muitas dessas decisões são instruídas pelo conhecimento científico e são por ele legitimadas. Pensar e agir cientificamente sustentam decisões
socialmente responsáveis.
A terceira repousa nos objetos da educação em si, de onde admitimos que ensinar e aprender ciências são atividades adequadamente planejadas quando seus atos, cenários, propósitos e meios mediacionais guardam uma estreita aproximação com a cultura científica, e alunos e professores se vejam como agentes de autênticas comunidades escolares.

Propósitos/Objetivos
Fazer com que haja através da visão do próprio aluno de Ensino Médio o interesse pelo estudo de ciências, obtendo-se representações do cotidiano de cientistas através de desenhos feitos por eles mesmos.

Amostra
Realizado em sala de aula de uma escola particular paulistana, entre 15 alunos voluntários na faixa etária de 15 a 18 anos cursando Ensino Médio.

Metodologia
Questionário realizado pelos alunos através de perguntas e desenhos.

Resultados
Os alunos conseguiram expor através de seus desenhos a visão que eles observam a ciência.

Conclusões
Os desenhos apresentados como meio de estudo apresentam várias concepções de como que os alunos vêem o cientista: um deles apresenta um cientista futurista, com comportamento excêntrico e cercado por grandes inventos.

O cientista possui, aparentemente, atitudes e experimentos menos exóticos. Exibe um cientista tipo “bonachão” (explode o laboratório)
Contém uma visão de cientista do tipo “trabalhador”. Coloca um cientista aparentemente drogado, ou viciado.

Implicações Educacionais
Que se fortaleça a visão pelo gosto da ciência de forma agradável, explorando ao máximo as competências e habilidades da disciplina.

Ralph Marques Pereira é Economista, Professor de Matemática, Professor de Física, Palestrante e Coordenador Escolar.


Referência bibliográfica:
KOSMINSKY, L.; GIORDAN, M.,Visões sobre Ciências e sobre o Cientista entre Estudantes do Ensino Médio.Química Nova na Escola, v.15, p.11-18, 2002)

2 comentários:

  1. Monique, dá uma olhada no texto que postei agora!abraços, e vamos a luta!

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  2. Melh0r m0ment0 trabalhar c0m vc!bjus.Finh0

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Obrigada pela sua visita, parceria e contato. Educação também é isso interagir e fazer parte. Volte sempre. Grande abraço! Monique Beltrão.