sábado, 29 de junho de 2013

A partir do Texto: LEONTIEV, Alexis. O Homem e a Cultura. In: O Desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. P. 273-280. ( Item 05).

A partir do Texto:
         LEONTIEV, Alexis. O Homem e a Cultura. In: O Desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. P. 273-280. ( Item 05).

                      Por: Monique Ferreira Monteiro Beltrão.
        
     -   Características Principais -   

                Desenvolvimento do    Vem ao mundo desarmado sem defesa, mas
         Homem Individual.       Com aptidões especificamente humanos.

         Fonte e a origem           São os objetos e os fenômenos que encerram
         verdadeira do desen-     em si a atividade das gerações precedentes e 
volvimento  no homem  resultam de todo o desenvolvimento intelectual
         das forças e das apti-     do gênero humano.
         dões produto da evolu-
         ção sócio-histórica.


-       Ao naturalista basta estudar um só ou alguns animais para ter uma idéia justa da espécie no seu conjunto (resultado de seu desenvolvimento enquanto espécie, da experiência adquiridas pela espécie)

-       A unidade da espécie humana parece praticamente inexistente em virtude das enormes diferenças nas condições e modo de vida, da riqueza da atividade material e mental e do nível de desenvolvimento das formas e aptidões intelectuais.

-       A desigualdade entre os homens é produto da desigualdade econômica, de classes e da diversidade das suas relações com as aquisições que encarnam todas as aptidões e faculdades da natureza humana, formadas no decurso de um processo sócio-histórico.

-       Existe a alienação econômica dos meios e produtos do trabalho em face dos produtos diretos.
-       Essa alienação aparece com a divisão social do trabalho, com as formas da propriedade privada e da luta de classe.
-       A Divisão Social do Trabalho transforma o produto do Trabalho num objeto destinado à troca, o que modifica radicalmente o lucro do produtor no produto que ele fabrica. É  importante pontuar que o produto (pronto) toma um caráter totalmente impessoal independente do homem  ele começa sua vida própria, a sua vida de mercadoria.
-       A Divisão Social do Trabalho faz com que a atividade material e intelectual, prazer e trabalho, produção e consumo se separem e pertençam a homens diferentes. Sendo assim, enquanto globalmente a atividade do homem se enriquece e se diversifica, a de cada indivíduo  estreita-se e empobrece. (como acontece com um operário que repete sempre a mesma ação de apertar um parafuso).
-       A concentração de riquezas materiais e intelectuais se concentram nas mesmas mãos: nas mãos da classe dominante que aliás é uma minoria cheia de privilégios.
-       As suas criações parecem ser para todos , mas na verdade só atendem a mesma minoria, que tem a capacidade intelectual e material para recebê-las.
-       Minoria dominante
                            ß
         Meios de produção
         material e difusão da           O domínio aqui , é também saber.
         cultura intelectual.
                             ß
         Estratificação desta
         mesma cultura

-       Com o domínio das ciências o homem passa a  acumular riquezas intelectuais. Daí , o desenvolvimento segue duas vias radicalmente diferentes:
         Þ  Via Þ acumula riquezas intelectuais, idéias, conhecimentos e ideais no homem, no humano.
         Þ2º Via Þ Tende para a criação das concepções  cognitivas, morais estéticas, que servem de interesses para classe dominante.
         Perpetua-se a ordem social existente. Anestesiando  e paralisando a vontade e desviando as massas da luta pela justiça, igualdade e liberdade.
-       As duas tendências causam a luta ideológica.
-       Processo de alienação econômica. Apresenta duas faces:
         ÞProduto do desenvolvimento da divisão social do trabalho e das relações de propriedade privada.
                                                    ß
                                            Divide a massa da cultura intelectual em
                                            duas categorias: Progressistas e Democratas.
                                                                               ß                   ß   
                                                                      Levantando         Servindo o de-
                                                                   obstáculos a         senvolvimento
                                                                   este progresso      da humanidade. 
                                                                   (penetram nas
                                                                     massas).
-       Desigualdade   í    Raças Superiores
                                  í   Raças Inferiores    
                                                      ß                                                                    
                                                Povos em outro
                                                 nível biológico.
                                            (subespécie humana).


Aparência científica à pretensa deficiência natural das raças inferiores, buscou dois tipos de argumentos : morfológicos ( morfologia comparada) e genéticos.

ÞDiferenças anatômicas no cérebro dos homens de raças diferentes.
Após estudos escrupulosos, foi comprovado que o volume médio do cérebro de certas tribos negras era mais elevado que o dos brancos ( dos escoceses). = estrutura fina do cérebro.

Bean Þ publicou dados que mostravam que a parte frontal do córtex cerebral era  relativamente menos desenvolvida nos homens de raça negra que nos brancos . Este mesmo cérebro apresentava outras particularidades estruturais.
Þ”fato estabelecido” =inferioridade dos Negros.

MALL Þ investigar os mesmos cérebros.
MALL e cols. ( desconheciam a origem destes cérebros). Conclusão -  classificaram em 02 grupos Þ os dos representantes das raças negra e branca, verificaram que estavam +/- igualmente repartidos. Infirmadas as conclusões de Bean.
Klineberg cita que, esperando-se encontrar sinais de subdesenvolvimento nos negros e conhecendo antecipadamente a origem de cada um deles, Bean “descobriu entre eles diferenças que de fato não existam.
Volta-se aos argumentos  genéticos apresentando um interesse na medida em que tocam diretamente o problema do desenvolvimento cultural desigual em povos diferentes. O fundamento é a hipótese do poligenitismo ( idéia de que  as raças humanas tem origem independentes e que provêm de antepassados diferentes.
Os investigadores contemporâneos defendem a origem comum de todas as raças que não possam, do ponto de vista biológico, de variações de uma espécie única: o”homo sapiens”.
Portanto, devemos sublinhar que as principais características do homem contemporâneo  “acabado” existem em todas as raças humanas sem exceção.

ÞQuestão das diferenças raciais     ß
                                               * conseqüência do desenvolvimento     
                                                   humano sob a influência de condições   
                                                   materiais desiguais.
                                               ** fatores naturais agindo diretamente
                                                   ( ex. pigmentação da pele Þ ação
                                                    intensiva dos raios solares) - o
                                                    isolamento reforça a acumulação
                                                    hereditária dessas características.
ÞMaiores diferenças estão no que toca à  fixação e transmissão das aquisições sócio-históricas.Þ diferenças de condições e progresso.
                              Þdiferenças de desenvolvimento.

No decurso do desenvolvimento da humanidade as diferenças tornaram-se maiores e aceleraram-se.
Relações entre os países.
BaseÞprincípio de dominação . Forte sobre o fraco ,
ex: *A colonização,
     *Usurpação de territórios,
    
*Pilhagem de populações Indígenas,
*Escravidão.

Levando não só à regressão de culturas , mas também criando barreiras artificiais ( ideológicas) entre os dominados e a cultura dominante.
Relações Sócio-Econômicas {Ocorreu então a alienação e concentração (capitalismo) da cultura na história da humanidade como um todo.}                           

                                            ß 
                                       RUPTURA
  Gigantescas  possibilidades          Pobreza e estreiteza de desenvolvi-
desenvolvidas pelo homem     ½     mento para os homens concretos.
(humanidade)                                   

         As perspectivas de desenvolvimento do homem estão intrinsecamente ligadas ao desaparecimento dessa ruptura.

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