sábado, 29 de junho de 2013

Registro da Hora do Jogo Psicopedagógica DE “X “ :






Curso de Pedagogia - Disciplina Psicopedagogia - Mediadora: Professora Monique Beltrão.
FESAV - Viana E.S.


            Após o levantamento das hipóteses e das estratégias necessárias para se proceder ao diagnóstico, a HORA DE JOGO foi indicada como uma das estratégias necessárias para a testagem das Hipóteses:
            - Qual a modalidade de aprendizagem predominante em “X “?
            - Há dificuldades cognitivas impedindo sua aprendizagem?
           
            Em função disto, foi realizada a Hora de Jogo. Análise : “O aprender de “X “.
            Depois de ter lido o registro da Hora de Jogo Psicopedagógica, que foram passíveis de observação, enumere alguns aspectos à esta Hora:
            Percebi  que houve a Hipoacomodação,  quando a bola de gude escorrega do toco duas vezes e “X “desiste, tentando outra coisa nova. Houve também ao meu ver a Hiperassimilação, quando “X “ aplicou esquemas já existentes a novos esquemas. Percebi quando fez a sala de jantar e criou a festa Junina .
            “X “passou por 03 momentos:

            -O Inventário: explorou o conteúdo da caixa e fazendo suas escolhas criou algo.
            -A Organização: iniciou o jogo, construindo uma ação através de uma organização simbólica e da concentração.
            -A Integração: resumiu o jogo e verbalizou sobre sua atividade  e/ou criação.

            O material utilizado estava contido numa caixa, com tampa removível, que foi entregue “fechada”, na hora de sua apresentação.
            Os elementos utilizados foram de espécie diferentes, em número suficiente para permitir a construção.
            O Psicopedagogo deu a ordem , com clareza e esta foi executada sem perguntas ou dúvidas durante o momento da realização do jogo.
            “X “criou a partir do que lhe era conhecido e do que sabia fazer. Suas tentativas foram claras, mas “X “ abandonou sem sucesso (no início - a bola de gude), mas sua demonstração não perdeu com isto , seria apenas mais um acessório a sua criação.
Criou  através de outros recursos  outras  estruturas no jogo.
            Utilizou os recursos existentes na caixa e terminou sua atividade após ter brincado de casinha e festa junina ; o que seria familiar para “X “.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita, parceria e contato. Educação também é isso interagir e fazer parte. Volte sempre. Grande abraço! Monique Beltrão.