A Formação Continuada dos Educadores Como Condição
Necessária Para Uma Educação de Qualidade. Segundo palestra da Professora Emília Cipriano Sanches – SP. No Congresso Conhecer 2014.
*Por Monique Ferreira Monteiro Beltrão.
O educador tem a sua identidade e formação, contudo a sua
história é o que fortalece enquanto pessoa e profissional educador. Não existe
o novo sem o velho. O velho fortalece o que se estabelece e ao mesmo tempo
agrega valor as necessidades que se surgem. Não se pode entender a mudança como
destruição e sim, como desconstrução e um novo pensar para o que se pretende.
No processo de formação, a avaliação diagnóstica tem que
levar em conta o diagnóstico, o que se encontrou e o que se tem. Cada indivíduo
se apresenta conforme o seu EU, e é colocado diante do diagnóstico como se o
seu EU fosse valer a pena e o vale sempre; mas precisa ser observado a partir
do diagnóstico. Na escola ena educação, não há lugar para invisibilidade e
indiferença, temos que ver e ouvir tudo. Tudo nos convém. Somos parte do qe
ouvimos na melhor das intenções pedagógicas da construção. Somos a mudança e a
diversidade.
A formação continuada se faz necessária para que possamos
entender nossas, ações, gerações e para que possamos construir a escuta que se
perde e solidificarmos a sincronicidade das escutas, que se apresentam mais
entre os docentes.
Os profissionais na sua essência devem possuir como
referência os 5Cs, que são: Compromisso, Conhecido, Criatividade, Colaboração e
Contrato/ Combinados. As lamentações devem sair e as constatações devem se
formar.
* Monique Ferreira Monteiro Beltrão é Pedagoga, Psicopedagoga, Escritora, Especialista em Direito Educacional, Mestre em Educação e Psicologia e Doutoranda em Educação.
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