quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A Formação Continuada dos Educadores Como Condição Necessária Para Uma Educação de Qualidade.


A Formação Continuada dos Educadores Como Condição Necessária Para Uma Educação de Qualidade. Segundo palestra da Professora Emília Cipriano Sanches – SP. No Congresso Conhecer 2014.

*Por Monique Ferreira Monteiro Beltrão.

O educador tem a sua identidade e formação, contudo a sua história é o que fortalece enquanto pessoa e profissional educador. Não existe o novo sem o velho. O velho fortalece o que se estabelece e ao mesmo tempo agrega valor as necessidades que se surgem. Não se pode entender a mudança como destruição e sim, como desconstrução e um novo pensar para o que se pretende.
No processo de formação, a avaliação diagnóstica tem que levar em conta o diagnóstico, o que se encontrou e o que se tem. Cada indivíduo se apresenta conforme o seu EU, e é colocado diante do diagnóstico como se o seu EU fosse valer a pena e o vale sempre; mas precisa ser observado a partir do diagnóstico. Na escola ena educação, não há lugar para invisibilidade e indiferença, temos que ver e ouvir tudo. Tudo nos convém. Somos parte do qe ouvimos na melhor das intenções pedagógicas da construção. Somos a mudança e a diversidade.
A formação continuada se faz necessária para que possamos entender nossas, ações, gerações e para que possamos construir a escuta que se perde e solidificarmos a sincronicidade das escutas, que se apresentam mais entre os docentes.

Os profissionais na sua essência devem possuir como referência os 5Cs, que são: Compromisso, Conhecido, Criatividade, Colaboração e Contrato/ Combinados. As lamentações devem sair e as constatações devem se formar.

* Monique Ferreira Monteiro Beltrão é Pedagoga, Psicopedagoga, Escritora, Especialista em Direito Educacional, Mestre em Educação e Psicologia e Doutoranda em Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita, parceria e contato. Educação também é isso interagir e fazer parte. Volte sempre. Grande abraço! Monique Beltrão.