quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Os Segredos de Falar em Público. Comunicando com Sucesso.


Os Segredos de Falar em Público. Comunicando com Sucesso. Um olhar sobre a palestra do Professor Mário Jorge  do  RJ, no Congresso Conhecer 2014.

*Por Monique Ferreira Monteiro Beltrão.

Oratória é a arte de Falar em Público, É um conjunto de habilidades desenvolvidas em um orador ou comunicador com o objetivo de Influenciar, persuadir, educar, politizar, motivar, cativar, espiritualizar, vender ou entreter uma plateia. A oratória pode ser categorizada de diversas formas de acordo com o objetivo do orador. pode ser: Oratória politica, religiosa, jurídica, empresarial/comercial, motivacional, educacional e artística.
As origens da oratória remontam o período do Império Romano e a Grécia antiga e tinha como objetivo principal a politica e o sistema jurídico onde os oradores defendiam o seu ponto de vista através da apresentação de discursos.
Nos dias atuais a oratória é uma habilidade essencial e em minha opinião deveria ser ensinada nas escolas. Quem se comunica consegue se libertar e conquistar. Cada passo dado em favor da boa comunicação deve ser levada a sério para impulsionar a qualidade do processo educativo e social através da oratória e do seu poder de convencimento, esclarecimento e diálogo.

Comunicar é poder, um orador habilidoso pode evocar em sua plateia diversas emoções com o propósito de influenciar suas decisões e fazê-la responder de acordo com sua vontade. Pessoas que se sentem emocionalmente resgatadas através da oratória, se tornam mais seguras e felizes para envolver-se com a platéia e os trabalhos propostos. São tocadas.

As histórias que nos tornamos protagonizadores são histórias de sucesso quando nos envolvem com emoção e de fracasso, quando não nos tocam. Infelizmente a grande maioria das histórias é de fracasso com raras histórias de sucesso. A oratória inibe pessoas e comunidades. Contudo, transformam opiniões quando não são bem sucedidas em público.
Muitas pessoas apresentam graves dificuldades na hora de falar ou se apresentar acarretando em danos severos na sua vida pessoal e/ou profissional. Conquistar as habilidades da oratória é um passo indispensável para o sucesso pessoal e profissional. Devemos observar o nosso corpo. Nossa aparência e nossas caras e bocas. Cada um de nós, nos apresntamos e conquistamos o mundo na oratória com o que temos e com o que somos. O corpo fala e as expressões são permanentemente favoráveis ou não ao seu talento e discernimento para o crescimento e desenvolvimento mediador através da palestra e da oratória.
Sua fala pode convidar ou desperdir de pessoas interessantes. Precisamos entam prosseguir e crescer positivamente na conquista do sucesso e do envolvimento talentoso que existe entre a informação, o sucesso e a certeza do que se fala e como se fala. A certeza convense e conforta.

 * Monique Ferreira Monteiro Beltrão, Pedagoga, Psicopedagoga, Escritora, Especialista em Direito Educacional, Mestra em Psicologia e Educação e Doutoranda em Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita, parceria e contato. Educação também é isso interagir e fazer parte. Volte sempre. Grande abraço! Monique Beltrão.