sexta-feira, 24 de junho de 2011

Projeto Candança O Som da Vida

A cultura de modo geral sempre esteve na história da humanidade, pois contribuiu plenamente não somente para a constituição do homem como também para que ele se identificasse como humano diante de outros seres. Pensando assim, compreendemos que a cultura interfere de maneira significativamente no crescimento e desenvolvimento do homem como ser humano, sendo por isso, capaz de intervir e interagir no meio em que vive, utilizando-se da criatividade presente na cultura, especialmente na música e na dança.
Sabemos que a música e a dança sob os aspectos artísticos e culturais tão peculiares a ambas possibilitam a promoção da aprendizagem do aluno no contexto escolar e a partir de práticas pedagógicas que favorecem tanto o desenvolvimento da cidadania do discente como também o crescimento intelectual. Nesse caso, torna-se fundamental para o professor utiliza-las como meio para despertar no aluno o interesse em descobrir o conhecimento a partir de atividades lúdicas, contudo no que condiz ao saber adquirido.
Partindo do princípio de que a criatividade na música e a disciplina na Dança compreendem elementos relevantes no processo ensino aprendizagem, haja vista que a capacidade criativa e a disciplina são também fatores importantes, a serem considerados na construção dos saberes, idealizamos o projeto Candança O Som da Vida.
Enfim, esse projeto como prática pedagógica do professor visa a partir do lúdico, da criatividade e da disciplina impulsionar as transformações de uma educação que assuma um compromisso com o desenvolvimento intelectual do aluno, mas, sobretudo com a formação de cidadãos críticos acerca de valores artísticos e culturais peculiares à música e a dança e que ao longo da história do homem tem contribuído plenamente para a evolução da humanidade.
Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização.
E o melhor: o trabalho pode ser feito com turmas de todas as idades e de forma interdisciplinar, envolvendo as aulas de Artes e de Educação Física. O mais importante, no entanto, não é convencer a turma a ensaiar para se apresentar no final do trabalho. A prioridade é levar a criança a ter consciência corporal e entender como o corpo dela se relaciona com o espaço.
A dança é uma atividade de integração que se adapta muito bem a qualquer currículo. As fontes de inspiração para as aulas podem variar de acordo com o projeto da escola e os interesses da turma o comportamento dos animais e os fenômenos da natureza, por exemplo, rendem boas atividades. A sala não precisa nem ter espelhos, como as dos grandes centros de dança.

“... Devemos continuar a considerar a ciência como uma atividade de investigação e de pesquisa. Investigação e pesquisa da verdade, da realidade etc. Porém, a ciência está longe de ser só isso e é aqui que muitos cientistas caem num idealismo vicioso, numa auto idealização; eles se apresentam como pesquisadores puros, iguais aos anjos e aos santos que contemplam pó Senhor nas reproduções da Idade Média...” Edgar Morim p.57.

A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimentos, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo vem se desvinculando das particularidades.




IV - Objetivos Educacionais Pretendidos com a Experiência:

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos alunos um conjunto de ações que permitissem o relacionamento entre conteúdos escolares – o estudo e da música e da dança:

 investigar o conhecimentos dos alunos sobre dança, música e artes;
 ampliar o estudo sobre estes temas;
 desenvolver no aluno valores artísticos e culturais a partir da análise das produções artísticas: Música e Dança;
 realizar uma oficina de dança, canto e música;
 descrever a importância da dança como um conteúdo a ser trabalhado no contexto escolar;

Contextualização da Experiência:

O Projeto Candança: O Som da Vida será desenvolvido durante os meses de fevereiro, março, abril e maio, ou seja, no decorrer do primeiro trimestre.
Contará com o envolvimento dos professores das seguintes disciplinas: Artes, Educação Física, Inglês e Língua Portuguesa, da área de conhecimento Linguagens e Códigos e com a participação efetiva dos alunos.
No primeiro momento, orientados pelos professores, os alunos apreciaram os filmes: “Vem Dançar” e o “Som do Coração”. Em seguida discutiram e analisaram as questões artísticas e sociais apresentadas nos enredos dos vídeos e pesquisaram no laboratório de informática, na internet os estilos de dança e música, produzindo textos escritos sobre cada estilo apreciado, além da curiosidade. Após pesquisa os docentes proferiram palestras a respeito da dança com um profissional presente, diferenciando estilos, gostos e valores contidos nas letras e nas músicas. Num outro momento, houve uma pesquisa de campo a respeito dos artistas do bairro e suas habilidades com os diversos instrumentos. Desta forma, foram descobertos diversos artistas e vários sons. Os professores também colaboraram e orientaram os alunos a respeito da coreografia necessária a ser trabalhada por eles numa apresentação formal e final para todas as turmas envolvidas e a comunidade.

Desenvolvimento das Ações:

As ações foram desenvolvidas diariamente com leituras diversas sobre a música e o canto e outras expressões artísticas.

Ações Resultados
• Apreciação dos filmes “Vem dançar” e “O som do coração”. Diálogo sobre os filmes e as realidades da dança com relação às diversidades.
• Analise do enredo apresentado nos vídeos. Diferenciação entre o enredo, filme e música.
• Debate e produção escrita sobre os valores artísticos e culturais e sobre a critica percebidos nas narrativas apresentada nos filmes. Construção da produção escrita, oral e musical de cada talento e versão musical.
• Pesquisa sobre os estilos de dança e de música. Construção de um estilo através da canção e da dança.
• Palestra com um profissional de dança e com um músico. Busca pela comunidade de talentos.
• Pesquisa de campo no bairro: Os artistas da Dança e da música de Bandeirantes. Entrevista e contato pessoal com cada artista.
• Criação de coreografias e produções musicais. Ensaio e preparação das danças e números diversos a serem apresentados.
• Organização do Candança – Festival de Música. Finalização do trabalho. Candança – Envolvimento de toda a Escola.


Avaliação dos Resultados:

Os resultados surgiram através de uma visão formativa, visual e através do mecanismo trabalhado e exposto pelos alunos, tanto oral, como escrito. Através do talento musical revelado. Trabalhamos também com a busca e a revelação do talento pessoal.

O projeto refletiu um espírito coletivo, uma solidariedade. Um sacrifício da individualidade para uma só comunhão de idéias. Uma disciplina do pensamento. Pelas danças refletem os povos seus sentidos de sociabilidade e reunião social.

É interessante observar a música brasileira. Sua parte social, entre nós é possivelmente a mais curiosa a estudar. O sentido, a idéia, a significação dos passos, o bamboleio do corpo, da queda para a direita ou para a esquerda. O mover das idéias nos trouxe a intenção da riqueza e da diversidade de valores. Foi gratificante.

Diante de tanta beleza, tanta criatividade e eloqüência, criaram-se um evento de muita alegria com show de talento e destreza. O resultado foi encantador e de proveito pedagógico nas entrelinhas matemáticas e científicas.


Conclusão:

O projeto foi desenvolvido com todos os alunos e avaliado positivamente por eles. Qualquer professor poderá utilizar este trabalho, onde terá com evidência um resultado satisfatório e positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita, parceria e contato. Educação também é isso interagir e fazer parte. Volte sempre. Grande abraço! Monique Beltrão.