sexta-feira, 24 de junho de 2011

Projeto Leitura que Lidera

A equipe da Escola Estadual Mariano Firme, em Cariacica, encontrou uma forma criativa de incentivar o gosto pela leitura. As professoras de Língua Portuguesa e a equipe da biblioteca passaram a contabilizar o número de livros lidos, por cada aluno, durante o mês. É o projeto “Leitura que lidera”, que envolve as turmas do turno vespertino e pretende, a partir do próximo mês, premiar, com medalhas, os melhores colocados no ranking de leitura.

Os estudantes que se destacaram em maio já foram homenageados nesta semana. “Foi um momento muito especial. Os pais que estavam presentes bateram palmas e ficaram orgulhosos”, contou a pedagoga Monique Beltrão. Segundo ela, a idéia surgiu da professora Aldicéia Rodrigues, que notou que sempre quando os alunos acabavam as atividades pediam para pegar algum livro na biblioteca. “Resolvi então contar os livros que cada um lia e esses números também conferiram com os da biblioteca”, disse Aldicéia, que trabalha o projeto com as turmas do 4º ano.

Ela destacou também que notou um avanço no rendimento dos alunos após as leituras. “Notamos um desenvolvimento maior da capacidade de compreensão e até mesmo da escrita dos nossos alunos. Até os que tinham mais dificuldade agora conseguem aprender melhor”, reiterou a professora.

De acordo com a pedagoga, o projeto já é divulgado também para as famílias dos alunos, como forma de que elas incentivem a participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita, parceria e contato. Educação também é isso interagir e fazer parte. Volte sempre. Grande abraço! Monique Beltrão.