quinta-feira, 21 de julho de 2011

Intervenção Pedagógica


O Ensino Fundamental no Espírito Santo: O Currículo e a Intervenção Pedagógica

Neste período de transições históricas, tempos incertos e volúveis, a escola tradicional já não atende às necessidades para responder aos anseios da vida contemporânea; a escola atual está em sintonia com os sistemas de ensino, reconstrói o currículo em resposta às necessidades materiais e resgata os valores e princípios de valorização e afirmação da vida necessários para a construção de uma nova sociedade, caracterizando-se no tempo presente.
O Currículo Básico Escola Estadual, avanço construído com o protagonismo dos professores estaduais, dá novo sentido à educação, guiando e fortalecendo a função docente, promovendo mudança e renovação na cultura das escolas, ao mesmo tempo em que associa a unidade do sistema à flexibilidade e identidade de Unidade Escolar.
O Currículo Básico Escola Estadual apresenta princípios que referenciam e desafiam a escola pública:

o Valorização e Afirmação da Vida
o O reconhecimento da diversidade na formação humana
o A Educação como bem público
o A aprendizagem como direito do educando
o A ciência, a cultura e o trabalho como eixos estruturantes do Currículo

Além disso, o Novo Currículo apresenta a organização do saber escolar por área do conhecimento indicando as competências e habilidades a serem construídas pelos estudantes ao longo da escolarização.
Diante desses paradigmas, a preocupação com a aprendizagem escolar de crianças e jovens é a pauta da educação. Assumimos que todos os estudantes buscam aprender algo. Suas famílias também têm a mesma expectativa. Se tivermos certeza de que a escola é avaliada pelos resultados de seus estudantes, também sabemos que esses resultados não dependem apenas da escola. Concorrem as características pessoais, as opções de sua família, os condicionantes sociais, questões de etnia, gênero, situação econômica e outros.
Dentre os fatores escolares, ganha destaque nas pesquisas educacionais, a existência de recursos escolares que incrementem a prática pedagógica; a organização e gestão da escola; o clima acadêmico com primazia atribuída ao ensino e aprendizagem; a liderança do diretor; o nível de exigência e compromisso dos professores; a formação e valorização docente considerando ainda a permanência destes no cotidiano escolar superando os altos índices de absenteísmo; a responsabilidade compartilhada e a ênfase no pedagógico.
As ações desenvolvidos no âmbito da escola devem convergir para a potencialização do currículo que é dinamizado pelo(a): Projeto Ler, escrever e Contar, Programa Leia, Espírito Santo, Programa Mais Tempo na Escola, Olímpíadas de Língua Portuguesa, Olimpíada Brasileira de Matemática, Oficinas de Idéias Metodológicas, Roteiros de Estudos quinzenais, Planos de Estudos da Alfabetização, entre outros. Essas ações bem articuladas promovem o desenvolvimento de competências e habilidades mínimas requeridas pelo
processo de aprendizagem.
No sentido educacional reconhecemos a Intervenção Pedagógica como importante estratégia. A intervenção é uma (re)orientação do trabalho pedagógico, a partir do desenvolvimento do Currículo Básico Escola Estadual, quando os educadores são convidados a estabelecer prioridades, rever concepções e (re)criar novos meios de atuação com intencionalidade educativa específica para um contexto escolar projetando na prática, a concretização do seu trabalho.
Intervir tem como foco eminentemente a ação pedagógica com o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender. Essa aprendizagem, embora seja um grande desafio, é um direito de todos conforme preconiza a Constituição Federal.
Neste contexto, a intervenção pedagógica é uma ação de toda a comunidade escolar que pactua o compromisso de promover a melhoria da aprendizagem do estudante.
Considerando os resultados apresentados pela avaliação da aprendizagem que acontece no cotidiano escolar, além das avaliações sistêmicas nacionais e estaduais, como é o caso do PAEBES, é de fundamental importância, nesse momento, intervir pela melhoria da aprendizagem, confirmando esse direito. Assim, a escola deve elaborar um Plano de Intervenção com propostas concisas e eficazes capazes de trazer modificações substanciais para o aprendizado dos estudantes.


Objetivos da Intervenção Pedagógica:

o Elevar os índices de aprendizagens dos estudantes da escola, especialmente em
Língua Portuguesa e Matemática;
o Garantir a todos os estudantes o direito de aprender, tendo em vista o
desenvolvimento dos conhecimentos, competências e habilidades propostos no
Currículo Básico Escola Estadual; A ação pedagógica de intervenção envolve o planejamento previsto a curto e médio prazos:
o Revisr e reelaborar o Projeto Político Pedagógico da escola, do plano de ensino
trimestral e do plano de aula;
o Revisar a práxis pedagógica a partir dos estudos dos roteiros quinzenais;
o Desdobrar as ações expressas no plano de intervenção pedagógica e nas
sequências didáticas;
o Comprometer-se com o planejamento coletivo.

Fonte: DIREITO AO APRENDIZADO
GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA A
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
ENSINO FUNDAMENTAL Ano II - SEDU

2 comentários:

  1. A Intervenção pedagógica transcende o que precisamos fazer... Incomoda, macula e atende as intenções da diversidade. Precisamos intervir mais. Um convite! Abraços! Monique

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  2. PARABÉNS POR SUA CONTRIBUIÇÃO A EDUCAÇÃO!

    INEZ

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Obrigada pela sua visita, parceria e contato. Educação também é isso interagir e fazer parte. Volte sempre. Grande abraço! Monique Beltrão.