sexta-feira, 15 de julho de 2011

A Escola como espaço de formação docente.

Vejo a Escola como um espaço de vida, emoções, transtornos, amor, preocupações, alegrias, educação e transformação, mas além de tudo; a Escola é um espaço de formação docente e de educadores permanentes, congregam no lar pedagógico todos os tipos de pessoas, portanto, todas são puramente expectativas, até que se amadureçam no encontro com a educação de si e do outro.
O docente é o que faz e o que conhece, portanto; digo que em cada espaço escolar ele se mostra como formador de um signo e de uma amostra apenas. O todo permite que sejam vários ou um. Daí, a Escola ser um espaço vivo de aprendizagem e emoções.
Formar pessoas é o mais difícil que se pode fazer ou pretender enquanto também pessoa, mas colaborar para a formação do outro, enquanto ser pensante, basta oferecer-lhe cultura, informação e determinar prioridades no aprender deste como um alvo a ser atingido. Surgem às habilidades, que existem e não estão fora de nada e nem de ninguém e surgem as danadas competências que inquietam os preguiçosos e os impotentes profissionalmente.
Cada um oferece o que lhe foi ofertado uma dia, e cada um lhe passa como enxergou também um dia. Mas com certeza todos são potencialmente capazes de mudar os hábitos, as vontades e principalmente a vontade de aprender através da Escola.
Vejo alunos transtornados com muitas novidades e afazeres na multimídia, on-line ou of-line, muitas ofertas nos celulares e pents e outros, mas o espaço aberto socializador e de educação, para educação ainda continua sendo a Escola e com os Educadores e Professores existentes lá.
O espaço que transforma é a Escola, um pouco sem foco, para alguns dos jovens de hoje, mas ainda remete vontades e crenças sociais importantes para a transformação das pessoas. Somos todos caminho apenas, nada mais.
Aonde chegamos? Aí é que entra o espaço pedagógico como um espaço de integração e de interação entre o outro e nós. A formação nos compete, mas o querer nos conduz.
Socorro, estamos na Escola!

Monique Ferreira Monteiro Beltrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita, parceria e contato. Educação também é isso interagir e fazer parte. Volte sempre. Grande abraço! Monique Beltrão.