sexta-feira, 22 de julho de 2011

Construindo a Intervenção Pedagógica

Intervenção Pedagógica do Ponto de Vista do Cotidiano Escolar

Motivos:
A intervenção só acontece quando existe alguma falha ou empecilhos para o contínuo trabalho. Cada indivíduo merece ser respeitado, mas deve ser conduzido e apalpado pedagogicamente, com o intuito de ser completamente acompanhado.
Em alguns momentos a falha dos conteúdos pode ser o grande motivo. Em outros momentos, o condicionamento ou a informação são o que nos basta para intervir.
Na Escola do Ensino Fundamental, a intenção é garantir a informação acadêmica e a investida do conhecimento na vida e no contexto das crianças. Daí, surge a nossa criatividade.

Intenção:
Garantir educação de qualidade e de modo pessoal e intencional.

Objetivo:
Mediar o processo de ensino aprendizagem, observando de modo singular os problemas ou interferências que causam o ruído da informação. Implementando cada passo e tirando cada erro de conduta ou de atualização dos conteúdos do caminho da aprendizagem dos alunos.

Fatores prováveis para que ocorra a intervenção:
- Falta de apoio da família.
- Desagregação dos pais.
- Alunos desnutridos e com falta de alimentação adequada.
- Falta de conhecimento prévio dos conteúdos vigentes.
- Descontentamento e sofrimento pela situação social.
- Falta de acompanhamento e estudos em casa.
- Falta de rotina doméstica.
- Assiduidade comprometida.
- Falta de comprometimento com a escola, no seu roteiro de atividades diárias.

Roteiro da Intervenção:

Desalinhar e desconstruir cada passo e cada aliança realizada na Escola e em casa para desvincular os rótulos e informar com conteúdo e carga horária de estudos.
Montar um esquema promissor a respeito do trabalho possível pedagógico e alinhar todo o processo a este foco até que o problema ou ruído acabe. A programação deverá ser inclusa no calendário escolar e inserida nas reuniões de pais, professores e alunos. Deste modo, a escola poderá ser melhor vivenciada e pronta a investir no seu conceitual e social.

Planejamento:

Diário, sequencial e conceitual.

Duração:

Máximo 10 meses de intervenção para não sair do foco e não perder o limite do ano vigente.

Por Monique Ferreira Monteiro Beltrão.

Um comentário:

  1. Monique, muito bom seu pensamento. É assim que podemos construir novos saberes-fazeres em educação...obrigada pelo apoio de sempre.

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Obrigada pela sua visita, parceria e contato. Educação também é isso interagir e fazer parte. Volte sempre. Grande abraço! Monique Beltrão.