Intervenção Pedagógica do Ponto de Vista do Cotidiano Escolar
Motivos:
A intervenção só acontece quando existe alguma falha ou empecilhos para o contínuo trabalho. Cada indivíduo merece ser respeitado, mas deve ser conduzido e apalpado pedagogicamente, com o intuito de ser completamente acompanhado.
Em alguns momentos a falha dos conteúdos pode ser o grande motivo. Em outros momentos, o condicionamento ou a informação são o que nos basta para intervir.
Na Escola do Ensino Fundamental, a intenção é garantir a informação acadêmica e a investida do conhecimento na vida e no contexto das crianças. Daí, surge a nossa criatividade.
Intenção:
Garantir educação de qualidade e de modo pessoal e intencional.
Objetivo:
Mediar o processo de ensino aprendizagem, observando de modo singular os problemas ou interferências que causam o ruído da informação. Implementando cada passo e tirando cada erro de conduta ou de atualização dos conteúdos do caminho da aprendizagem dos alunos.
Fatores prováveis para que ocorra a intervenção:
- Falta de apoio da família.
- Desagregação dos pais.
- Alunos desnutridos e com falta de alimentação adequada.
- Falta de conhecimento prévio dos conteúdos vigentes.
- Descontentamento e sofrimento pela situação social.
- Falta de acompanhamento e estudos em casa.
- Falta de rotina doméstica.
- Assiduidade comprometida.
- Falta de comprometimento com a escola, no seu roteiro de atividades diárias.
Roteiro da Intervenção:
Desalinhar e desconstruir cada passo e cada aliança realizada na Escola e em casa para desvincular os rótulos e informar com conteúdo e carga horária de estudos.
Montar um esquema promissor a respeito do trabalho possível pedagógico e alinhar todo o processo a este foco até que o problema ou ruído acabe. A programação deverá ser inclusa no calendário escolar e inserida nas reuniões de pais, professores e alunos. Deste modo, a escola poderá ser melhor vivenciada e pronta a investir no seu conceitual e social.
Planejamento:
Diário, sequencial e conceitual.
Duração:
Máximo 10 meses de intervenção para não sair do foco e não perder o limite do ano vigente.
Por Monique Ferreira Monteiro Beltrão.
Este blog é um instrumento pedagógico intenso que tem como sugestão um trabalho acadêmico inovador, destemido, singular e muito prático em sala de aula. Caracteriza-se pela divulgação de novas tecnologias, onde a inclusão faz parte e a parceria emerge de tantas situações pertinentes e plausíveis. É um trabalho de divulgação e ampliação da proposta pedagógica que favorece a vida social, pedagógica e acadêmica das pessoas. Espero sempre acrescentar para favorecer a vida!
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Monique, muito bom seu pensamento. É assim que podemos construir novos saberes-fazeres em educação...obrigada pelo apoio de sempre.
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